Páginas

23 de junho de 2012

Crochê Tunisiano

             

Você já conhece o tunisiano?

              O 
tunisiano é uma mistura de crochê e tricô e é trabalhado com uma única agulha longa, com um gancho em uma das pontas. A técnica surgiu no norte da África, mais precisamente na Tunísia, as margens do mar Mediterrâneo (daí o seu nome).
            Apesar do surgimento das máquinas de tricotar, felizmente ainda existem pessoas que preferem "tricotar" ou “crochetar" á maneira antiga. O tunisiano é mais fácil de executar, mais rápido, bonito e econômico que o crochê tradicional ou o tricô, alem de proporcionar incríveis texturas.
            Pode ser utilizado qualquer material, lãs e linhas de qualquer espessura, ráfia, barbante, tecido de malha, plástico, ou qualquer outro material. A criatividade do artesão é ponto fundamental para o resultado do trabalho. 

Texto de Dalila que divulga essa arte há 70 anos

Visitem o seu site http://www.dalilaneiva.com/

Meninas esse conteúdo encontrei no  site  Agulhas de Ouro, lá você encontra os videos.

Passo-a-passo
1. Faça 29 correntinhas.2. Para a 1ª carreira (ida), entre com a ag. na penúltima corr. e puxe 1 p. Repita essa operação em cada uma das corr. seguintes. No final da carr. estarão na ag. todos os p. do trabalho.


3. Para voltar o trabalho,
lace um ponto.
4. Continue laçando de 2 em 2 pontos.


5. Para as carr. seguintes
de ida, comece com 1 corr., * entre com a ag.da direita para a esquerda no fio vertical do 2º p. da carr. anterior, fio na ag. e puxe 1 p.*. Repita de * a * em cada fio vertical.
6. Depois de voltar
o trabalho, recomece
e prossiga até o comprimento desejado.


7. Para o arremate, corte o fio.8. Passe por dentro
da argola formada.


9. Para o acabamento
do cachecol, pegue 4 pedaços de fios com
45 cm.
10. Coloque-os entrando com a agulha pelo avesso.

11. Passe por dentro da argola formada.12. Puxe.


11 comentários:

Dinha ponto cruz disse...

maravilhoso post obrigada amei!!!
bjs! dinhapontocruz.blogspot.com.br

Arte em Crochê disse...

Verdade Dinha

Hoje eu estava conversando com uma amiga e ela me contou dessa técnica e estou encantada
Já estou louca pra comprar minhas agulhas e tentar fazer os Tunisianos....

Dinha ponto cruz disse...

também vou tentar, adorei!

Erica Posanske disse...

Legal, gostei dos PAPs, também estou tentando aprender! Bjs e ótimo fim de semana!

Faniquito disse...

Q demais isso, Dani. Belo pap ...nunca fiz tunisiano e ach

Qualquer hora arrisco.

Beijinhos

Ana

Rejane Custódio disse...

Meninas eu já tentei. Um dia eu achei uma revista com uns passo a passo. E fiz uns pontinhos. Fica muito parecido com o tricor. Mas até hoje não sei o que fazer. Beijossss

Arte em Crochê disse...

Legagal mesmo Ana

To encantada

Bjus Dani

Arte em Crochê disse...

ah que legal
Quero muito aprender
Eu vou tentar
heheh

Anônimo disse...

se puderem acessem www.dalilaneiva.com divulgo o tunisiano há + ou - 70 anos e meu site está no ar há uns 15 anos, vcs vão adorar executar o tunisiano, bjs dalila

Simonha disse...

Muito interessante. Vou compartilhar com minha vizinha que gosta de novidades assim... Ela aprende mais fácil e assim aprendo com ela fazendo... hehehe

Rosane Dias disse...

Oi Dani
Quero te agradecer pela visita e te incentivar a fazer o tunisiano porque é muito fácil e as peças ficam bem bonitas. Já vi artesãs que fazem até blusinhas de tunisiano! Eu já fiz algumas bolsinhas usando essa técnica, mas só sei o básico rsrsrs...
Aproveitando a sua dica, vou procurar aprender outros pontos de tunisiano!
Mais uma vez obrigada pela visita, fiquei muito feliz !!
Bjos :)
www.luadejulho.blogspot.com.br